6 atividades para trabalhar a raiva e acalmar as crianças

Atualizado: 7 de mar. de 2021



De que maneira podemos ajudar uma criança a lidar com os sentimentos lidos como negativos como a raiva, o nojo e a tristeza de forma lúdica? Aqui vão algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa ou na escola e que além de trazer calma podem contribuir para a compreensão das crianças a respeito das próprias emoções:


1- Pintura livre

Pintar com as mãos, sem pincel, de forma não dirigida e ao ar livre é uma ótima forma de deixar a criança explorar ao máximo criatividade e colocar para fora sua agressividade de maneira saudável. Observe como ela manuseia as tintas, as cores que usa, a força que impõe sobre o

papel e a deixe livre para explorar e se sujar.


2 - Desenhar

Que tal fazer uma atividade dirigida de desenho abordando o tema RAIVA. Primeiro peça que a criança desenhe ou escreva sobre algo que deixa ela com muita raiva ou muito irritada. Depois converse sobre os motivos para ela se sentir assim. Em seguida peça que ela desenhe ou escreva sobre 3 coisas que a acalmam e que podem ser utilizadas por ela quando ela se sentir irritada e com raiva. Dessa forma você além de falar sobre os sentimentos está promovendo a regulação e inteligência emocional.


Leia mais: Psicoterapia infantil - como funciona e quando devo procurar por esse serviço


3 - Correr, Dançar, Pular Corda

Deixar seu filho correr, pular e se sujar ao ar livre é uma ótima maneira de trabalhar a agressividade, pois essas são atividades que promovem a descarga de energia, gerando bem estar e tranquilidade aos pequenos quando a energia baixar. Um pouco de diversão antes da soneca!


4 - Massa de modelar

Terror para alguns pais, mas adorada pelos psicólogos infantis a massinha e outras atividades manuais são uma forma excelente de liberar o estresse. A massinha de modelar, por si só, já pode ser usada para trabalhar sentimentos de raiva, frustração e descarregar a agressividade infantil. Lembrando que sentir raiva não é errado, as crianças apenas precisam ser ensinadas a lidar com essas emoções de maneira saudável, sem culpa e sem ferir os colegas.


5 - Faz de conta

As crianças amam ouvir histórias e representar papéis, então outra forma de trabalhar as emoções de forma lúdica é o faz de conta. Inventar histórias, criar um teatrinho e a própria leitura de contos infantis podem auxiliar as crianças e entenderem as próprias emoções. Quando a criança brinca de faz de conta ela projeta as sua emoções nos personagens que cria e nos que representa. Depois da brincadeira, os pais podem conversar sobre algo que surgiu e trazer algum ensinamento ou reflexão para a criança.


6 - Bolhas de sabão

Relaxante até para os adultos, as bolhas de sabão são ótimas para regular as emoções. As crianças ficam encantadas com as bolhas, se divertem e tem um momento de calma pois Além de divertido, o ato de inspirar fundo e assoprar faz com que eles se acalmem e seja possível conversar.


Independente da atividade proposta, que auxiliam na regulação emocional e no diálogo sobre as emoções, o principal para acalmar seu filho é oferecer tempo de qualidade, escuta e momentos de carinho.


Saiba mais sobre a psicoterapia infantil

1.150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo