Dependência de internet em crianças: quais os riscos?




As tecnologias digitais invadem cada vez mais os diversos espaços na atualidade. Contudo, se por um lado, a internet é um ambiente com inúmeras vantagens, por outro lado, ela se apresenta com inúmeros perigos ao desenvolvimento da criança, principalmente em relação ao tempo e imersão das crianças no mundo virtual que pode acarretar numa dependência nociva, pois, como tudo que é utilizado em excesso, o uso demasiado do tempo de tela pode suscitar diversos problemas na saúde de crianças e adolescentes, e principalmente na primeira infância.


O uso excessivo de telas tem influenciado na capacidade de concentração pois, crianças e adolescentes podem facilmente ser distraídos pela internet e, isso resultará na perda de sua capacidade de pensar, além de influenciar nas atitudes e comportamentos dos indivíduos, já que a geração atual gasta mais tempo em atividades on-line.


Veja abaixo outros prejuízos que o uso excessivo de telas pode causar no desenvolvimento das crianças:


· Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem, pois esse desenvolvimento depende de estímulos, toques, sons, olfato que, devido ao uso excessivo de telas, podem não estar sendo oferecidos para as crianças.


· Dificuldades na memória e concentração


· Déficits de atenção e hiperatividade


· Ansiedade


· Distúrbios do sono como insônia, pesadelos


· Dores de cabeça


· Transtornos alimentares como a obesidade e anorexia


· Problemas visuais como olhos secos e vistas cansadas


· Hábitos sedentários


· Distúrbios posturais.


Um alerta para os pais também é a parte emocional. As crianças e adolescentes podem utilizar do vício em telas como uma forma de fugir da realidade, bloqueando os estados de humor negativos, dificultando o relacionamento familiar e a própria compreensão do que estão sentindo e como podem solucionar os problemas.


Leia mais: quando procurar atendimento psicológico para meu filho (a)


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo